http://www.youtube.com/watch?v=O89c9Dw-orA
Resposta imune
Nomes alternativos:
Imunidade adquirida (de adaptação), imunidade celular, imunidade humoral, imunidade, resposta inflamatória, imunidade inata .
Informações:
DEFINIÇÃO:
A resposta imune é o modo como o corpo se defende dos microrganismos, células cancerosas e outras substâncias potencialmente prejudiciais.
O SISTEMA IMUNE
O sistema imune protege o corpo contra substâncias potencialmente prejudiciais. Os antígenos são moléculas grandes (habitualmente proteínas) na superfície das células, vírus, fungos, bactérias, e outras substâncias, como toxinas, substâncias químicas, drogas e partículas estranhas (como lascas). O sistema imune identifica e destrói as substâncias que contêm antígenos. Mesmo as células do corpo têm proteínas que são antígenos (entre os quais se inclui o grupo dos chamadas antígenos HLA). O sistema imune aprende a reconhecer esses antígenos como "normais" e próprios e habitualmente não reage contra eles.
IMUNIDADE INATA E INFLAMAÇÃO
A imunidade inata consiste em barreiras que impedem que materiais nocivos penetrem no corpo. Algumas dessas barreiras são a pele, o ácido estomacal, o muco (remove os microrganismos e pequenas partículas), o reflexo da tosse e as enzimas encontradas nas lágrimas e gorduras da pele. Se um antígeno ultrapassar as barreiras externas, ele é atacado e destruído por outras partes do sistema imune. A imunidade inata também inclui o que torna as pessoas resistentes a muitas das doenças dos animais.
O sistema imune inclui certos tipos de glóbulos brancos, assim como substâncias químicas e proteínas do sangue .Algumas delas atacam diretamente as substâncias estranhas no corpo e outras atuam em conjunto, para auxiliar as células do sistema imune.
A resposta inflamatória (inflamação) faz parte da imunidade inata e ocorre, quando os tecidos são agredidos por bactérias, traumas, toxinas, calor ou qualquer outra causa. O tecido agredido libera substâncias químicas, como a histamina, a bradicinina, a serotonina, entre outras. Essas substâncias químicas promovem o extravasamento de líquido dos vasos sangüíneos para os tecidos, produzindo um inchaço localizado. Isso auxilia a isolar a substância estranha, impedindo-a de entrar em contato com os tecidos do corpo.
O sistema imune protege o organismo contra substâncias potencialmente nocivas. A resposta inflamatória (inflamação) é parte da imunidade congênita; ela ocorre quando os tecidos são lesionados por bactérias, traumas, toxinas, calor ou qualquer outra causa.
COMPLICAÇÕES:
Uma resposta imune eficiente protege contra muitas doenças e distúrbios. A resposta imune ineficiente permite o desenvolvimento de doenças. A resposta imune inadequada, inapropriada ou excessiva causa distúrbios do sistema imune.
http://www.youtube.com/watch?v=O89c9Dw-orA
Nenhum comentário:
Postar um comentário